Conselhos do "seu Pai" (para mulheres)


E mais um texto do http://www.manualdocafajeste.com
Calma. O namoro do Cafa vai bem, mas ele ainda não será papai, nem está prestes a bater as botas. Explico o motivo do post.

Desde pequeno eu nunca pensei em ter filha. Tinha em mente aquele pensamento machista, “não quero ter filha e saber que algum homem vai comê-la”. Porém, com o passar do tempo, amadurecimento e analisando os comentários femininos aqui do blog, percebi que filha mulher tem muitas vantagens e qualidades que raramente há nos homens e que eu nunca tinha parado pra pensar. Por isso, além de um cafinha eu pretendo ter uma mocinha.

Só que tenho observado que com toda a liberdade feminina (seja comportamental, financeira ou sexual) muitas mulheres se perderam no caminho. Ao invés de usar essa liberdade a seu favor, trocaram os pés pelas mãos, procuram se igualar em tudo aos homens e depois ficam chorando pelos cantos tentando entender onde que erraram e no fim jogam a culpa nos próprios homens e nessa sociedade machista.

Nesses dois anos e meio de blog recebi centenas de e-mail de leitoras e comentários aqui no blog me agradecendo por ter aberto os olhos delas e feito compreender que o mundo não é assim tão rosinha e simples como um conto da Cinderela e um Sex and The City que no final tudo é resolvido com umas comprinhas em loja de grife e uma putaria com um desconhecido. Portanto, assim que minha filha completar 15 anos, vou fazer questão que ela leia os textos que escrevi neste blog (que provavelmente não existirá mais), mas antes mostrarei uma carta pra ela. Segue-a abaixo.

“Querida filha,

Escrevo essa carta muito antes de você nascer e espero que com seus 15 anos de idade você já tenha maturidade e inteligência suficientes para encarar todos os problemas e desafios que virão daqui pra frente.

Essa carta poderia conter várias dicas escolares e/ou profissionais, vários lugares comuns e declarações kitsch de amor, mas isso são coisas que em simples conversas de pai pra filha se resolvem e em alguns gestos de carinho. Porém, há certos assuntos que nem sempre são fáceis de resolver em uma conversa devido a timidez e vergonha em relação a temática, mas que são importantes para o seu desenvolvimento emocional. Além disso, quero evitar que você sofra em vão e chore por coisas (e gente) que não valem a pena. Dividirei por tópicos (coisa de um chato metódico).

Popularidade – Espero que você não seja a garota popular do colégio ou faculdade. Geralmente essas garotas são fúteis e ocas por dentro. Acreditam que conseguirão tudo na vida dando apenas um sorriso e mostrando a bunda, mas quando ficam velhas não conquistaram nada (no máximo um marido rico). Quando jovens, pessoas inteligentes e com senso crítico não são muito valorizadas pela maioria e consequentemente não são populares. Não se preocupe com isso.

Amigas – Você deve conhecer muitas garotas e as julga amigas. Mas cuidado, mais da metade delas não pensará duas vezes se tiver que pisar em você pra conseguir algo. Muitas delas ficarão com garotos que você paquera, outras falarão mal e tirarão sarro de você pelas costas. Não se nivele a elas, não brigue, trate-as como colegas. A vida se encarregará do resto. Suas melhores amigas você contará dos dedos da mão (e talvez as encontrará apenas quando for mais velha) e as valorize muito, elas são a família que você pode escolher e você aprenderá muito com elas.

Balada – Espero que você aproveite as baladas tanto quanto seu pai curtiu quando era mais novo. Dance bastante, beba (só depois dos 18) e se divirta com as suas amigas. Se aparecer algum cara bonitão e principalmente com bom papo e algo na cabeça (que não seja gel e boné), dê uns beijos. Sua avó não teve essa liberdade, sua mãe teve um pouco e você terá bastante. Porém, não entre em ondinhas que os homens colocam como “super descoladas” e depois te chamam de vagabunda pelas costas. Alguns exemplos: beijar mulher na balada, transar na primeira noite que conheceu o cara, encher a cara até vomitar, etc. Na hora tudo parece muito bom e divertido, mas nos dias seguintes, em grande parte das vezes, é só decepção.

Virgindade – Se você já perdeu a virgindade, espero que ao contrário de grande parte das garotas, ela tenha sido prazerosa e com alguém especial. Se ainda não perdeu, mantenho a expectativa de que ela seja boa. Se não for, saiba que melhores (e muito melhores) virão. Porém, quero que você entenda que provavelmente o garoto que transar pela primeira vez com você, não será o homem de sua vida, mas você jamais se esquecerá dele. E cá entre nós, não seria bacana ter a recordação de um abobado para o resto da vida, por isso saiba escolher essa pessoa especial.

Namoro – Seu pai não teve muitas experiências em relação ao namoro (quando escrevo essa carta estou com 26 anos e namorei apenas 3x), mas aprendeu bastante com a terceira namorada. Nunca namorei, pois sempre que ficava com alguma garota, sentia que algo faltava nela. Se rolava química, a garota era uma mula. Se era inteligente, não rolava química. A união dos dois sempre foi um problema e acredito que será para você também. Por isso, não comece a namorar até você ter certeza de que encontrou alguém bacana e “completo”. Conheço vários casais que começaram a namorar por mera convenção e um vivia traindo o outro (algo que eu espero que você nunca faça) e insatisfeito. Se você não encontrou alguém bacana, gerencie a sua geladeira com pessoas especiais e vai curtindo sua solteirice até achar alguém que desperte algo diferente em você e que isso seja recíproco. E muito importante, não se desespere mesmo se com seus 20 e poucos anos não encontrar alguém interessante. Não há nada mais deprê que uma mulher solitária atirando pra tudo quanto é lado pra ver se fisga algum homem. Uma parte significativa dos homens só está a fim de curtição e completamente desencanado de algo sério, mas se você for especial para algum deles (que não seja um acéfalo), pode ter certeza que ele continuará na curtição, mas com você do lado.

Sexo – Como deu pra notar, não espero que você se case virgem. Isso foi uma das coisas mais idiotas e retrógradas que a Igreja enfiou na sociedade e que muita gente quadrada prega. Isso não quer dizer que você deve sair dando pra qualquer um por ai. Saiba usar a liberdade sexual que sua avó e mãe tanto brigaram e se desgastaram da melhor forma possível. Quando você vê filme de romance na TV, parece que para um casal ser feliz basta fazer coisinhas meigas um para o outro, acordar o parceiro com um café da manhã na cama, enviar um buquê de flores e demais melações. Isso até faz parte de um relacionamento bacana, mas não corresponde a metade do que ele é de verdade. O peso do sexo é enorme na relação e se for meia boca, imagine ter que ficar anos com alguém meia boca do seu lado? Vira amiguinho. Por outro lado, provavelmente você encontrará alguém que te faça ver estrelas e que role uma química incrível, porém nem sempre essa pessoa terá outros atributos (como carinho por você, respeito, amizade, etc) e só vai querer te comer. Você será apenas mais uma. E não caia nos modismos de seriados como o Sex and The City (que pra você  já será velho) em que fazer sexo é como abrir porta, onde transar com o porteiro é o maior sarro, dar para o cara no cinema é ser descolada e fazer um oral no estacionamento da balada é ser moderninha. Pelas costas você será conhecida como uma vagabunda.

Homem – Esse tema daria pra escrever um livro pra você tamanha a complexidade e conselhos que eu deixaria, mas tentarei ser sucinto e direto ao ponto. As mulheres geralmente evoluem intelectualmente muito mais rápido que os homens conforme vão crescendo, por isso você deve achar a maioria dos garotos da sua idade um bando de bobo. Porém, a malandragem e inteligência emocional é muito mais forte e desenvolvida neles. Isso será um problema. Enquanto a garota falará orgulhosa para amigas que conquistou o garoto mais popular da classe, ele vai se gabar por ter beijado a garota mais gostosa e ter passado a mão na bunda dela. E isso se repetirá conforme os anos passarem (guardadas as devidas proporções). Muitas garotas de 20 e poucos anos vão achar que está indo pra cama, porque o cara gosta dela, mas no dia seguinte metade da turma estará sabendo até a cor do ovário da coitada e ele nem lembrará seu nome. Sendo bem direto, para a grande maioria dos homens você será apenas um buraco onde eles tentarão enfiar os seus pipis. Eles serão amigos, gentis, solidários e muitas vezes farão juras de amor que te deixará desconcertada, mas é só te levar pra cama para que apareça a verdadeira pessoa por trás da máscara e que você vire apenas mais uma. Não caia no papinho que se você não der de primeira vai perder o cara, se ele gostou de você irá te procurar mais vezes. Lembre-se, mulher é quem coloca o freio na relação e conhecendo o cara ao longo do tempo conseguirá identificar se ele ainda te enxerga como um buraco ou como uma mulher.

Feminilidade – Esse é um dos principais conselhos que eu deixo pra você, nunca perca a sua essência feminina. Apesar de relativamente novo, eu cansei de ver centenas de mulheres levantando a bandeira de que são iguais aos homens, que podem fazer tudo o que eles fazem. E podem, mas conseguem ser no mínimo patéticas. Você não é igual a um homem nem nunca será. Ainda bem. Se fosse igual, você não teria nascido e eu estaria casado com um homem, pois me entenderia e não teria DR´s. O que atrai os homens nas mulheres é a fragilidade, o apego aos detalhes, a dedicação com o parceiro, a perspectiva de ver as coisas de uma forma emotiva, enfim, a sensibilidade. Espero que na sua idade o feminismo seja uma causa vazia e que ele dê espaço à feminilidade.

Não estenderei mais essa carta, pois não quero que isso vire um tratado e que você guie todas as suas ações como se dependesse de um manual. A sua maior escola será a experiência prática. Muita das coisas que eu falei você não irá cumprir e provavelmente aprenderá sofrendo. Mas, como um bom pai, gostaria que isso fosse minimizado.

Um grande beijo de alguém que ainda nem te viu nascer, mas que já se preocupa com o seu futuro”.

Essa é a carta que eu deixaria à minha filha. Talvez no futuro e com mais maturidade eu revisite alguns pontos e adicione outros, mas creio que  já será um bom ponto de partida.

Comentários

Postagens mais visitadas