Felicidade / Cegueira

Todos buscam a felicidade, a satisfação, a realização pessoal, o prazer, o amor. Mas a questão é: será que o que estamos fazendo irá nos resultar no que conscientemente desejamos?

Infelizmente, apesar de a maioria saber o que quer, a maioria também não sabe o que fazer para atingir esses objetivos, e o que vemos então é um bando de pessoas frustradas por não saberem ir atrás do que desejam e acabar tentando buscar isto em outras pessoas, ao invés de continuar tentando obter nela mesma ou então, ficam sozinhas e amarguradas.

Primeiro, que, por mais que alguém diga que é feliz sozinho (particularmente) acho muito difícil de acreditar, pois o ser humano é por natureza uma raça que tem a necessidade de viver em sociedade, então desconfie se alguém lhe disser que não sente necessidade de estar com outras pessoas. Esta pessoa potencialmente possui um (ou melhor, N ) problema(s).

E segundo, todos acham muito mais fácil apontar os defeitos nos outros do que enxergar os próprios. Por exemplo, é incrível como existem pessoas fisicamente feias que adoram ficar reparando na aparência das outras pessoas, e as criticando, do tipo "olha aquele cara, ele seria perfeito, mas vocês notaram o tamanho das orelhas dele?", ou "aquela mina é gostosa, mas a cara dela podia ser melhorzinha, né?!", ou "está com tudo 'em cima', só tinha que perder aquela barriga!". Em geral, todos que vejo com este tipo de comportamento são gordos, feitos, inseguros, frustrados, mal resolvidos e/ou mente restrita (acho que eu poderia continuar a lista! rsrs... ). Não conhecem as pessoas, e seu passatempo é ficar apontando defeitos superficiais nos outros. Mas isso de defeitos superficiais é só um exemplo que vejo muito comum... por que as pessoas são observadoras e criativas!!! =D Existem pessoas que reparam em tudo!!! Desde as caracteristicas fisicas até alguns padrões de comportamento, como "como é que ele/a consegue viver assim", ou "... fazer isto desta forma", ou "... conviver com aquela pessoa", e assim vai, mas no geral, só enxergam defeitos também.

Se essas pessoas utilizassem todo este esforço e dedicação (sim! por que não deixa de ser um dom! Mesmo que sendo utilizado de forma desperdiçante) em prol delas mesmas, elas seriam muito mais felizes!!!

Só que fazer isto, além de um ato de sabedoria e discernimento, exige coragem!!!

Coragem de conseguir olhar para si mesmo e se encarar do jeito que você é, entender e aceitar o que você é! Para assim, depois de tomar consciência de tudo isto, poder ir em busca do que precisa ser feito para melhorar a própria vida.

E assim, parar de procurar a felicidade nos outros (e criticar os outros!!!), e começar a entender que a felicidade depende de si próprio.

Não é por que o ser humano é um animal social que, para ele ser feliz, ele precisa buscar em outra pessoa algo que ele não encontra nele mesmo. Ao contrário, ele tem que se auto questionar, e ir em busca daquilo que lhe falta para torna-lo uma pessoa completa e feliz, para então conseguir se relacionar em paz com as outras pessoas a volta dele, e assim não transformar laços de amizade/amor em dependências emocionais (isso pode ser chamado também de andar com as próprias pernas!!! =D ).

Comentários

Postagens mais visitadas