Ainda sobre insegurança...


Ainda no barquinho do ultimo post sobre insegurança, quero falar de mais uma coisa sobre isto:

Pessoas... não tenham medo de assumir suas vontades, suas decisões, suas escolhas.

Como eu já disse mil vezes, ninguém é perfeito!!!
E errar faz parte do aprendizado. E quem te crucificar por que você errou, manda o cara para a pqp e manda ele cuidar da vida dele! rs...

Além disso, tem sempre aqueles que viram pra vc e te dizem: viu, eu te avisei?!
Esse vc tb pode mandar ir a merd... por que tem coisas que não tem essa de te avisei... nem tudo dá pra aprender com a experiencia dos outros, temos que ter as nossas próprias, errar por nós mesmos, para sentirmos na pele como é certas coisas. E para isso não podemos ter medo de ouvir a frasse "viu, eu te avisei".

Cada um tem que saber o que é melhor para si, tem que saber o que quer, para quando ouvir um "viu, eu te avisei", saber que aquilo não lhe serve, por que sua cabeçada foi opção sua, e no mínimo você aprendeu com aquilo, e por isto não foi perda de tempo.

Vocês ouviram isso na rádio?:

[Pessoa 1] - E aí, o que você vai querer comer?

[Pessoa 2] - Qualquer coisa, escolhe aí você.

[Pessoa 1] - Ok!

[som de campainha] Blim-Blom

[Entregador] - Entrega! Pizza de dobradinha com jiló e borda de chocolate.  Aqui ó, sua notinha.

[Pessoa 2] - Arghh.

E é bem isso mesmo. Se você não impor sua vontade, alguém escolhe por você. Mas a chance de não ser algo que você goste é muito grande, afinal, quem sabe do que você gosta melhor do que você mesmo? Sua mãe? Tem certeza? Ela pode sempre te desejar o melhor, e tentar fazer as melhores escolhas por você e para você, mas no fim, seus gostos não são 100% compativeis com os dela, portanto tem coisas que ela vai lhe desejar, mas muito provavelmente não é o que você gostaria de ter.

E se você SEMPRE sentir necessidade de aprovação por qualquer pessoa a sua volta, você nunca vai ser feliz de verdade, pois pessoas tem gostos diferentes, e muito provavelmente diferentes dos seus. Então muito provavelmente você será insatisfeito se depender sempre da aprovação dos seres ao seu redor.

Tem que ter coragem para virar para a outra pessoa e dizer: não, isso eu quero diferente!
Ou seja, para isto tem que pegar a insegurança e faze-la calar a boca! =D E agir de acordo com aquilo que você julga ser melhor para você, e não da forma com que os outros esperam que você faça.

E isto é um ótimo termometro para ver se essas pessoas de quem você necessita da aprovação gostam de você ou não, sabe por quê?

Se a pessoa gostar de você, e teoricamente você a decepcionar agindo da forma contrária que ela lhe orientou, ou escolhendo a opção que ela disse que não era boa, mas mesmo assim você mostrar que a decisão que você tomou te fez feliz, essa pessoa vai ficar feliz por te ver feliz.

Ou seja, aprendam a ser mais seguros, ou melhor a agir menos por insegurança e mais com ela! A tormar seu próprio partido, mesmo que isto lhe de um friozinho na barriga.

Não tenha medo de assumir as consequências de seus atos, sejam bons ou ruins. Lembre-se que ninguém é perfeito, e só aprendemos tentando. E que no caminho se erram muitas vezes antes de acertarmos uma única, mas se não tentarmos, se não passarmos pelos erros, não chegaremos nos acertos.

E isso te dá força, constrói e molda seu carater.

E quanto mais você permitir que decidam por você, mais inseguro você será por não tomar suas próprias decisões, por achar que não consegue acertar (afinal, você não está nem se permitindo tentar), e estará perdendo a oportunidade de escolher aquilo que você quer por achar que aquilo que o outro quer é mais importante ou melhor do que as suas vontades pessoais, e então você se sentirá desvalorizado e/ou incompleto.

Se você não se acostumar a escolher, não vai errar, e consequentemente não vai acertar.
Se ficar dependente da aprovação de alguém, nunca será auto suficiente.
E a partir do momento que você aprender a tomar suas proprias decisões e assumir suas consequencias, você será mais feliz, e se a pessoa de quem você dependia da aprovação se importar com você, a partir do momento em que você mostrar pra ela que você esta feliz, ela ficará feliz também.

Nunca tenha medo, nem vergonha e nem se sinta inseguro em dizer "eu errei". Errar faz parte de quem vive a vida de verdade. E quem não entende isto, não merece sua consideração.

"...Te vejo errando e isso não é pecado, Exceto quando faz outra pessoa sangrar..." (e isso inclui a você mesmo se está agindo com o intuido de ganhar a aprovação de alguém, pois isto implica em não ser você mesmo, e isso te mata aos poucos).

Comentários

  1. (e isso inclui a você mesmo se está agindo com o intuido de ganhar a aprovação de alguém, pois isto implica em não ser você mesmo, e isso te mata aos poucos).

    ñ sei se sou ou estou sentimental, mas ao ler isso, me deu um aperto no peito, e sabe quando o olho quer encher de agua?

    mas sou forte e me segurei. Perfeito o trecho.

    é que estou passando por algo exatamente igual..

    sabe aquilo de fazer o que quer, e ter a reprovação de alguém que ama e etc..

    mas me sinto como vc colocou no trecho, me matando aos poucos..

    vlw pelas palavras..

    beijo!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas