Guerra dos Sexos?





Tenho observado a cada dia (literalmente) que se passa o quanto homens e mulheres são iguais em N aspectos, principalmente naqueles em que ambos acreditam tanto que são diferentes.
A única diferença verdadeira é que homens e mulheres reagem de formas diferentes aos mesmos estímulos.
E então se dá o ínicio da guerra! =D


E me parece que quanto mais relacionamentos uma pessoa teve (independente do sexo), ou mesmo não tendo tido muitos, mas os poucos que teve foram suficientes para que esta pessoa tenha se sentido desvalorizada, mais esta pessoa tem medo de se entregar a um novo relacionamento, por medo de sofrer as decepções que os anteriores lhe causaram.

Só que desta forma estão se bloqueando, se cegando, se impedindo de enxergar e discernir as coisas positivas que as novas pessoas a sua volta tem a lhe proporcionar, por estarem tão concentrados em manter sua guarda erguida, e assim terem certeza de que não vão sofrer novamente. Querem se sentir seguros de que nada vai fazer com que se sintam desvalorizados novamente.

Parece que essas pessoas vão construindo um muro a sua volta ENORME!!! Uma fortaleza em defesa de seus sentimentos, de seu intimo, daquilo que a pessoa se sente vulnerável. E então se dedica num esquema de 24X7 em se preocupar em se proteger. Acabando se tornando praticamente inacessivel. E esperando que surja alguém que esteja disposto a iniciar e enfrentar uma batalha em prol a conseguir superar todas essas barreiras impostas por esta pessoa para, então, conseguir ter acesso ao intimo dela.

E sabe por que isto é tão ruim para a própria pessoa que ergueu esta fortaleza em torno dela mesma?

Isto além de protege-las, faz com que pessoas que teriam interesse pelo que ela é de verdade, se afastem dela, por acabar recebendo a imagem errada daquilo que ela é realmente. Pois essas pessoas não dão acesso as outras para aquilo que elas realmente são.

E aí o que acontece?
Essas pessoas acabam atraindo as pessoas erradas para o lado delas. Ou melhor, não atraem as pessoas que na verdade realemente gostariam de atrair. Por que não existe essa de pessoa errada ou certa, e sim a pessoa que mais lhe atrai, só isto.

Só que temos que ter consciência que nossas atitudes e palavras sãos os imãs para atrair ou afastar as pessoas a nossa volta.

E aí eu te pergunto:
- O que você procura em uma pessoa?
- Suas atitudes condizem para atrair esse tipo de pessoa?

Não adianta fazer um check list do tipo:
"Ah, deixe me ver... eu procuro um cara que tenha 1,85m de altura, loiro, olhos azuis, barriga e corpo sarados, do tipo que não sai da academia, porém tem olhos e mãos e tudo mais só para mim, que me mande flores todas as semanas, diga que me ama incondicionalmente, que me ligue no mínimo 3 vezes ao dia nos mesmos horários, que passe todo o seu tempo livre comigo fazendo caminhadas na práia, olhando nos meus olhos me dizendo o quanto sou especial, que me idolatre, que pague todas as contas, que goste de crianças e queria ter filhos comigo! =D "
Ou então:
"A mulher para mim tem que ser gostosa, ter uma bunda espetacular, ficar bem de biquine enquanto me traz uma cerveja gelada. Deve ser, assim como meu carro, alguém de quem eu possa me orgulhar ao leva-la como minha acompanhante a uma festa da empresa, deve estar sempre disponivel para mim quando eu puder estar disponivel para ela, sempre me recebendo com um sorriso (ou vindo até mim com um sorriso, o que eu julgar mais comodo), além de receptiva, feliz e grata todas as vezes que eu quiser sexo com ela."

Que me perdoem os homens e mulheres que realmente esperam isto de seus companheiros, mas... se vocês encontrarem alguém assim, desconfiem!!!

O cara, com essa fachada de principe encantado te chifra mais do que adolescente em micareta, pois toda esta dedicação total a você (estilo Casas Bahia) é apenas uma forma de ele ter certeza que você não está fazendo com ele, o que ele sabe muito bem que ele está fazendo com você, e por isto quer que você se sinta única e especial para ele poder viver a vida dele, enquanto você vive a conjugal. Ou então ele esconde um cara inseguro e possessivo, do qual uma hora você vai se cansar por que ele não vai permitir que você tenha sua vida própria (sabe, fazer suas coisinhas: ir na academia, viajar com suas amigas, e assim vai... coisas que você tem que fazer sem ele, por que são suas).

E a mulher é uma retardada, vazia, com baixa auto-estima que vai fazer da tua vida um inferno (pois quem dá muito também cobra tanto quanto, e aí bye bye aquele happy hour com os amigos depois do expediente, ou o futebol no fds, e menos ainda os jogos no Estádio Palestra Itália), ou então, ela é muito mais esperta do que você (e mais ainda do que você possa imaginar, e não é esperteza num bom sentido!).

Quantos casais vocês podem enumerar que realmente são felizes?
Eu mesma acho que conheço um só (talvez dois, mas não tenho certeza).
E eu acredito que o grande motivo é este:
as pessoas não se mostram como são de verdade, aí atraem algo que na verdade não é o que almejam realmente, mas como já estão juntas mesmo (e parecia tanto que estava dando certo), que mesmo não estando bom, elas se empenham com todas as forças (muitas vezes literalmente, e de formas relamente violentas) para fazer com que elas permaneçam juntas, mesmo sabendo que o que elas realmente queriam é algo diferente daquilo, mas o comodismo(ou insegurança, por ter medo de não encontrar alguém que a "aceite" da forma que ela é realmente) é maior. Então fica tudo por isto mesmo.

Eu acredito no seguinte:
Se as pessoas ficassem menos preocupadas no poder que o outro "tem" de nos atingir, e aprendessem que só nós mesmos temos o poder de nos fazermos sentir minimizados ou desvalorizados. Nos sentiriamos mais a vontade com sigo mesmo, nos conheceriamos melhor e seriamos mais seguros em relação a si mesmos.
Desta forma, não sentiriamos necessidade de construirmos barreiras ao nosso redor, seriamos mais naturais e verdadeiros, e assim nos dando a oportunidade de atrairmos alguém que realmente seja o que estamos procurando.

Temos que entender e aceitar que cada um é de um jeito, e para cada tampa existe sua panela! =D
E que se ficarmos agindo diferente daquilo que somos, vamos atrair aquilo que na verdade não estamos procurando.
E isso tem consequencias ruins:
- quando finalmente atrairmos alguém que desejamos que esta pessoa permaneça, vamos ter que convence-la que aquilo que você tem a oferecer para ela é melhor doque aquilo que ela viu em você (e por isso se aproximou de você!), e aí ficamos a merce dela ter que reavaliar se te quer realmente (e isso só vai te causar insegurança por ter atraido a pessoa certa da forma errada).
- perdemos tempo com pessoas que não espelham aquilo que realmente estamos procurando.
- nos causa mais insegurança ainda, por você estar provando a si mesmo que atraiu algo q você gosta não por aquilo que você é, mas sim por aquilo que fingiu ser.
- não dá a oportunidade (principalmente por estar repelindo) a alguém que PODERIA GOSTAR DE VOCÊ PELO O QUE VOCÊ REALMENTE É, por que aquilo que você está "fingindo" ser com certeza não a atrai (mas você está só usando sua muralha, ou seja, é só isso que ela consegue ver! Mas e se ela pudesse enxergar o que você é de verdade? Ela teria uma chance REAL de optar se gosta ou não de verdade daquilo que você é de verdade, ou se afastar mas desta vez, se afastar por que ela não gostou do que você é, e não daquilo que aparentou ser).

Então, pare de ficar se mostrando diferente daquilo que você é, e de ficar testando as pessoas a sua volta para ver se elas te aceitam incondicionalmente (elas não são a sua mãe!), por que assim como você não gosta de ser testado a todo instante, as pessoas que se valorizam também não gostam disto, e se cansam desse joguinho de poder, e vão embora (e se preocupe se mesmo assim a pessoa ficar ao seu lado, pois mostra que ela não se valoriza e é insegura, e isso é sinônimo de problema! Algumas tem paciência para observar se isto é apenas uma fase no outro ou se é algo permanente, mas se você demorar muito para mostrar que aquilo era apenas a sua muralha, ela se cansará ou acreditará que aquilo realmente é você, e independente de um dos dois motivos, essa pessoa vai embora. E outra, eu não contaria com a sorte de achar alguém paciênte e compreensivo a ponto de esperar a minha boa vontade de eu resolver mostrar logo quem eu sou, pois sei que poderei estar perdendo uma pessoa legal por estar passando a mensagem errada).

E por isso tudo travamos uma guerra sem fim, em busca de sermos aceito como somos sem ao menos mostar o que somos de verdade.

Ao invés de focar suas forças em se proteger, tente usar essa mesma energia (não no sentido esotérico, e sim no sentido de força, ou melhor: dedicação) para observar como as pessoas são de verdade (se as atitudes delas condizem com o que elas dizem) e em ter certeza que as suas atitudes condizem com aquilo que você é de verdade!

Você pedir que alguém te aceite do jeito que você é sem ao menos você ter se dado ao trabalho de mostrar o que você é, é o mesmo que te pedirem para se casar com uma pessoa lá dos Emirados Árabes, a qual você não tem idéia do que ela é nem fisicamente e muito menos com pessoa (personalidade, carater, e afins). Você aceitaria? Então qual o motivo que o outro ser tem para te aceitar e te valorizar pelo o que você é, se você está escondendo isto dela?

Enfim... apenas se perguntem o que vocês querem e se suas atitudes condizem para atrair a pessoa que você almeja ao seu lado para ter momentos agradáveis ao lado dela, para depois você pode dizer a si mesmo: "poxa, com esta eu não estou perdendo meu tempo!".

Comentários

  1. Oi Paula,
    Adorei o post, parabens.
    Eu te add no orkut mas vc não me aceitou ainda.
    =)
    Mas como disse a vc no pedido do orkut, qnd eu quero uma coisa eu corro atras e vou até o fim.
    Então estou aguardando a sua aprovação.

    Beijos e mais uma vez parabens pelo post.
    Eduardo!

    ResponderExcluir
  2. A tendência é que isso fique pior, além dessa blindagem, as pessoas vão muito pelo status. Na verdade, muitos(as) estão ignorando os(as) que mostram o que realmente são, preferem criar uma imagem de pessoa perfeita e só seguir aquilo. Hoje, bundas espetaculares e braços enormes estão valendo mais que inteligência e caráter.
    Ainda não sei se tem algo que pensamos diferente, só sei que concordo quase que totalmente no que você escreveu.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas