Não sabe o que quer? Mas sabe o que NÃO quer! E isto é um problema?

Depende.

Existem aquelas frases filosóficas do tipo "se você não souber para onde quer ir, qualquer lugar serve", ou então "se você não tomar suas próprias decisões, alguém decidirá por você", e assim vai, sempre denotando que é um problema você não saber o que quer na vida.

Mas, como eu disse, isto depende.

Tudo o que você planeja, apesar de nunca sair da forma planejada, no geral, acaba saindo algo aproximado, pois você teve ações que direcionavam a um objetivo: concretizar o seu plano.

Já quando você não tem um plano, as coisas simplesmente vão acontecendo, e em geral a vida passa a ser uma surpresa (boa ou ruim, depende de seus atos).

Um exemplo disto é a minha vida:
Eu nunca soube o que eu realmente queria fazer profissionalmente quando eu terminei o colégio, prestei os primeiros cursos tecnicos e universitários que surgiram na minha frente sem nem ao menos pensar o que eu faria com eles na prática, e fui me enfiando em locais onde eu tinha a oportunidade de estar, na maioria sem saber se ali ia ter algo a me acrescentar que realmente me interessava.

Mas independente de tudo isto, eu fui, fiz e estive aberta a novas experiências, e tentei aproveitar ao máximo as oportunidades que foram surgindo no meu caminho.

Eu acho que eu sou uma pessoa que apesar de nunca saber o que está procurando (e por isto estou aberta a quase tudo), sempre se vê em situações de multiplas escolhas, onde consigo tornar qualquer uma delas algo válido positivamente em minha vida, e eu acho que por isto que sou feliz.

Então eu acho que no meu caso, eu só saber o que eu não quero mas não ter um padrão definido do que eu quero, me dá N possibilidades de escolhas, pois eu nunca vou julgar algo antes de experimentar e ver no que vai dar, a não ser que eu realmente sinta que eu não quero aquilo.

Então se o seu caso é o mesmo, parece que você também é uma pessoa feliz! =D

Agora se vc não sabe o que quer, e ainda deixa as pessoas tomarem decisões que deveriam ser suas por você, e mesmo não estando feliz na posição que te colocaram se acha sem saida, se vendo obrigado a viver aquilo. Sinto lhe dizer meu amigo, mas você não é uma pessoa feliz.

E se você é do tipo de pessoa que, além de saber exatamente o que não quer, sabe exatamente o que quer e não consegue aceitar que na pratica as coisas não são exatamente como planejamos, você também tem de tudo para nunca ser feliz.

E uma coisa que reparei, é que na verdade, a maioria das pessoas que sabe exatamente o que quer e o que não quer, e conseguem tudo o que elas queriam do jeito que elas queriam, não são felizes também. Contraditório e triste, não é mesmo?! Mas fazer o que, neste caso, isto é a realidade.

As pessoas não são imutaveis, e nem perfeitas, e nem máquinas binárias e nem conseguem seguir um padrão por muito tempo, e eu poderia dissertar sobre N motivos para justificar todas essas minhas afirmações (quem sabe um dia =D).

Todos caem em contradição algumas vezes, erram, magoam o próximo, fazem coisas que na verdade não condizem com o que elas são e acreditam de verdade, mas fazem (e não necessariamente se orgulham disto, mas, por algum motivo momentaneo agiram destar forma e quando se vai ver, já foi. E por mais que se arrependam depois, não tem como mudar o passado. Porém dá para aprender com ele, principalmente quando nos conscientizamos desses erros e nos comprometemos a não comete-los novamente, e além de tudo isto, temos que colocar essas reflexões em pratica. Só assim se saí do ciclo de auto-sabotagem(um dia disserto sobre este assunto em especifico também.)).

O que quero dizer com tudo isto é que é importante sim saber o que você não quer, e se sinta feliz em saber isto.
Mas que mais importante de saber o que se quer exatamente, é estar aberto a receber aquilo que a vida lhe proporcionar "de braços abertos" e ter o discernimento para saber analisar se aquilo lhe serve ou não. E se sim, o que aquilo vai agregar na sua vida e como isto vai lhe impulsionar para que você evolua.

Desconfie de pessoas que tem respostas prontas e muito rápidas para tudo, pois isto significa que elas tem uma opnião já formada e dificilmente estão abertas a mudanças e muito menos a enxergar as mudanças no mundo a volta delas. Em geral, são pessoas inflexiveis e fechadas.
Desconfie de pessoas que nunca sabem o que responder exatamente independente da situação, pois são pessoas inseguras que tem medo de dizer o que pensam e ficam reformulando a resposta na cabeça delas mil vezes, para tentar ter certeza que quando elas abrirem a boca para dar a resposta irão ser aprovadas pelas pessoas que estão ouvindo. Ou seja, ela está preocupada em agradar e não em manifestar a opnião verdadeira dela. Em geral essa pessoas são inseguras.

Tudo nessa vida é um meio termo, tem que existir equilibrio. Em tudo.
E não podemos generalizar muitas coisas, pois por mais que exista um padrão de comportamento que é próprio do ser humano, cada pessoa é de um jeito, e cada um tem suas motivações e razões para cada uma de suas atitudes e forma de pensar.

Então, antes de julgar qualquer pessoa a sua volta, tente entender os "porquês" que a levam a pensar e agir de determinada forma. Só assim você vai conseguir entender se uma atitude ou opnião dela reflete realmente o que ela é ou se faz parte de algo que é passageiro.

Mais uma coisa, tente olhar isto a distância, pois se o ser observado fizer algo que vai prejudicar alguém a volta dele, uma dessas pessoas pode acabar sendo você.

Só voltando ao foco do post, para finalizar: saber o que não se quer é importante, mas mais importante do que você saber o que você quer, é ter discernimento para analizar e ver se te serve o que a vida lhe oferece, e assim não deixar as oportunidades que lhe servem serem perdidas por que você não soube enxerga-las.

Mas não se preocupe, por que mesmo que lhe seja oferecida uma oportunidade muito boa e você não souber aproveita-la, muito possivelmente será por que você sequer teve a capacidade de discernir que aquilo era uma boa oportunidade, e aí é aquela história: o que os olhos não vêem, o coração não sente! =D

E exatamente pela ignorância ser uma benção, é que você não irá se arrepender de ter perdido uma oportunidade, por que na verdade você não vai ter conseguido enxergar que aquilo era uma oportunidade.
Então, na verdade, você não vai ter perdido nada(conscientemente)! =D

Comentários

Postagens mais visitadas