Espetáculo final de ano Academia Reentry


Bom dia pessoas lindas e maravilhosas que eu desejo que estejam de tão bom humor quanto eu estou!!! rsrsrs...

Hoje este post não é para qualquer um: ele é dedicado aquelas pessoas que praticam algum tipo de esporte, e que apesar do receio de fracassarem,continuam em frente e acabam superandos seus limites.

Para ser mais exata: é sobre o Espetáculo de fim de ano da acadêmia onde faço aulas de Ballet e Jazz.

Desde pequenininha, acho que antes mesmo de meu irmão nascer (isto significa que eu tinha no máximo uns 4 anos), eu sempre quis fazer Ballet. Mas, por motivos que eu nem sei dizer, nunca tive chance de poder fazer aulas até eu completar uns 16 anos.

Foi quando comecei... já tarda, já "velha" (afinal, se pode/deve começar a praticar ballet aos 7 anos de idade), e só fiz durante 2 anos e pouquinho, pois logo em seguida parei para fazer cursinho, entrei na faculdade, fui fazer cursos, pós-graduação e terminar o Inglês... e nisto,

só voltei para o ballet já com 26 anos de idade.
Eu nunca tinha feito aulas de ponta (sapatilha de gesso, a qual permite sustentar o corpo inteiro na ponta dos pés). O pouco que tinha feito quase a dez anos atrás tinham sido apenas aulas na meia ponta. E o único horário que tinha para eu fazer aulas era com uma turma que já estava concluindo o 4º ano do ballet.

Nota: o ballet é dividido em oito anos; os dois primeiros são básicos preparatórios para se adquirir a base para poder começar a ter aulas com sapatilhas de ponta, e os outros 6 anos são aulas que se dividem em meia ponta e ponta, mas sempre com o intuito de realizar passos com as sapatilhas de ponta.

Ou seja, isto significa que eu entrei numa turma na qual as meninas já estavam tendo aulas de ponta a mais de um ano e meio, e de repente surge a "tia" aqui, que nunca fez aulas de ponta na vida, querendo/tentando acompanhar o ritmo delas!!! Isto foi em agosto de 2009, e dali a 4 meses ia ter o espetáculo de final de ano da acadêmia, a qual elas iam apresentar uma coreografia usando as sapatilhas de ponta, e a qual eu participei. E sinceramente, para mim: foi um desastre!!!

Eu fiquei nervosa, essa coreografia foi a primeira, a que abriu o espetáculo, e eu treimia tanto, mas tanto, tanto, que eu perdi a força nas pernas, e nem os musculos da face para sorrir eu conseguia controlar mais... errei alguns passos, e tinha hora que eu não conseguia subir na ponta, tudo isso de tão nervosa que eu estava... aí dalí em diante, as outras 4 coreografias em que eu participei, eu errei sempre alguma coisa em cada uma delas...

Me senti muito decepcionada comigo mesma... e guardei essa sensação de "eu estrago tudo" pelo resto do 
ano de 2010.
 
Toda vez que começavamos a ensaiar uma coreografia, eu já me lembrava de como me senti na apresentação de 2009, e logo já começava a ficar nervosa/ansiosa, com medo de errar de novo.

E, só para variar, este ano eu me comprometi a participar de 5 coreografias no espetáculo novamente. Só que desta vez com um adendo um pouco pior: três delas são com sapatilhas de ponta.

As outras duas eram: uma de dança do ventre da Cia Paula Aranha, do espetáculo que participei em Outubro deste ano; e a outra um Jazz da turma do avançado lá da Reentry mesmo (mas cá entre nós, só é avançado por que é academia de bairro, pois nem nos comparamos com essas pessoas que realmente praticam Jazz profissional, porém temos boa vontade! rs).

O nosso professor de Jazz é um doce de coco!!! Levou nossa coreografia para participar de duas apresentações antes da nossa lá da Reentry. E para ajudar, foi essa que abriu o espetáculo!

Sei lá, acho que tudo isto fez com que eu me acostumasse mais com o palco, a luzes na cara, você tendo que dançar sem conseguir enxergar direito, e afins... e logo em seguida foi a coreografia da dança do ventre: a qual eu já tinha me apresentado no palco em outubro também, o que fez me sentir mais a vontade no palco também...

E eu acho que graças a tudo isto, quando chegou a vez dos Ballets, eu não estava tão nervosa desta vez: só fiquei mais ansiosa na hora de fazer uma pirueta na ponta, então por isto, acabei descendo da ponta antes do que deveria (mas pelo menos não caí! rs).

E no fim, tudo correu relativamente bem: não perdi a força nas pernas e, em alguns momentos, até consegui sorrir!!! (vai por mim, quem me conhece sabe que eu sorrir no palco é praticamente um milagre!!! Normalmente estou tão nervosa que tudo que consigo fazer é me concentrar e pensar em não cair e não errar!!!(mas alguma coisa eu acabo sempre errando ainda!)).
 
 
 
Mas eu fiquei preocupada com uma parte em especial (além das piruetas, da sincronia nos duos, de conseguir erguer a perna nas piruetas atitudes, de não esquecer de fazer os dois retires antes de finalizar com os debules, esticar as penas nos sotievals e não esquecer nenhum dos passos no geral): no final da úlitma coreografia (o ballet que encerrou o espetáculo), depois de já ter dançado 4 outras coreografias (com direito a figurinos, maquiagens e cabelos diferentes em cada uma delas), para finalizar a dança, nós fazemos 4 grand battement devant onde devemos bater com a ponta dos pés que sobem no pandeiro (vide foto principal do post), dois de direita e dois de esquerda, sempre nas pontas dos pés de base... exatamente no momento desta parte, o cd começou a pular!!! Aí cortaram a música e finalizaram nossa apresentação.

A parte boa é que eu estava morrendo de medo dessa parte, de não ter força para subir na ponta e bater no pandeiro no alto ao mesmo tempo... mas a parte ruim é que eu ao menos queria ter tentado... pois só no último ensaio foi que eu consegui fazer essa parte... até então não estava saindo...

A minha professora deste ballet ficou tão triste por ter dado problema nessa parte da música, que começou a chorar... aí eu fiquei triste também, pois ela se dedica tanto por nós, que eu quero fazer tudo da melhor forma que eu puder para tentar retribuir a dedicação dela... e por ela, eu queria ter conseguido fazer aquele final... =(

Acho que minha maior gafe, foi quando após agradecer no final do meu primeiro duo, eu já sai correndo do palco para a cochia, e não vi que uma das aluninhas do baby class tinha entrado no palco com uma rosa para me entregar. Resultado: larguei a menina no vácuo, e depois voltei para o palco correndo, morrendo de vergonha por tê-la deixado lá sozinha! rs... Sinto que muitos riram da minha cara nesta hora!!! rsrsrs...

E no balanço geral: estou felicíssima!!! =D

Pois agora sinto estar perdendo meu medo de palco... estou começando a me convencer que levo jeito para dançar com sapatilhas de ponta... e que se eu me esforçar mais(mas muito mais mesmo!!! rs), quem sabe um dia (em breve) eu não consigo fazer uns 8 ou 16 fouettés rond de jambe en tournant?! E um dia quem sabe, 
eu não chego nos 32?! (haja coxa! rs) =D

 
Estou feliz por que minhas pernas não ficaram sem forças, eu consegui pensar (lembrei coisas do tipo: "ah, a Soraia disse que é pra ficar de lado para o público!") e consegui me concentrar e pensar antes de fazer a maioria dos passos (acho que até sustentei meu sotieval tanto na dança das Espanholas quanto no encerramento (e acho que não posso dizer o mesmo na das Ciganas)). Vejo uma luz no fim do tunel!!! E isto me serve de motivação para que no ano que vem eu melhore muito mais!!! (mesmo que na prova para passar para o sexto ano eu tenha merecido ser promovida para o 3º e olhe lá! rs).

Eu podia continuar escrevendo tantas coisas (a Paty enfiando salgadinho guela a baixo pela minha garganta, minha ponta que estava apertando o meu pé e eu fique sem senti-lo entre uma coreografia e outra, a Soraia dançando com o Baby class por que uma das menininhas começou a chorar, a Jú, a Kassia, a Nati e o Alan que não dançaram este ano, mas estavam lá o tempo todo nos ajudando, idem a Tia Andréa... a Graciela que tinha tantas coisas para fazer que sumia a toda hora e ao mesmo tempo estava em todos os lugares! O Diego que ao invés de curtir a apresentação, acabou sendo o Locutor!... e assim vai...).

Foram tantas pequenas coisas, que juntas nessas onze horas deste domingo, que são tantas!!! Que dava para escrever um livro!!!

A Kassia passou todos esses últimos dias no hospital cuidando da avó dela, e ao mesmo tempo grudada no note para poder fazer os videos individuais que iam passar de fundo em cada uma das coreografias!!!

O Welinton que levou a gente para ensaiar em outra academia só para a gente sentir como é ensaiar sem o raio daquela pilastra e ainda levou lanchinho para todas nós... e ainda comprou de lembrança uma bailarina para cada uma!!! (eu não disse que ele é um fofo?!).

O Alan fazendo massagem nas minhas costas por que viu que eu estava estressada depois do primeiro ensaio!!! Um fofo também, né?!

Aquela mocinha do 1º ano do ballet (esqueci o nome dela), que viu a gente jogadas no chão depois desse primeiro ensaio com cara de mortas, vindo trazer água para a gente... Ela além de linda é fofa também, né?! =D

E a Talita que apareceu lá para nos assistir depois de quase um ano sumida!!! \o/

 
Sei lá... se eu parar para pensar vem mais mil dessas na minha cabeça e não páro mais de escrever nunca mais!!! rsrsrs...

Fora a parte família: este ano além dos meus pais, irmão e cunhada, foram os dois irmãos do meu pai, suas esposas, a Keytt, o Danilo e o Kleber!!! Fiquei muito feliz deles realmente terem comparecido!!! Muito de verdade!!!
Meta 2011: convencer os outros primos a irem também, além da parte da família da minha mãe, e minhas tias/os e primos do Carrão e do Belém!!! \o/

E as fofuchas da Cia Paula Aranha: a Paula e a Karen!!! Muito obrigada por terem ido lá dançar comigo!!! Foi muito importante para mim!!!

E Glayse, obrigada por tudo!!! Eu sei que se não fosse o que aconteceu, você e a Kym estariam lá também!!! Mas Deus sabe o que faz, e tudo tem sua hora! É no mínimo triste, mas... infelizmente faz parte da vida!!! E nessas coisas não adianta, a gente não entende mesmo... Só Deus sabe o porquê. Te desejo muita força neste momento, e que você não se deixe abater! Saiba que estamos aqui para te apoiar no que pudermos!!!

Monaly: ano que vem tem mais!!! Teremos muitas outras oportunidades de dançarmos juntas!!! Sentimos sua falta!!!

Michele: toma vergonha nessa cara e aparece!!! =P rsrsrs...

Tá vendo... desse jeito não páro mais de escrever!!! rsrs...
Sabe porquê?! Minha felicidade não caberia nem em um zilhão de palavras!!! Quero ser feliz assim o resto da vida!!! \o/

E tem outras pessoas do dia-a-dia que também fazem toda a diferença, mas a gente acaba não citando... pois são daquele tipo de pessoa que você está tão acostumado a ter ao seu lado, que você só dá valor quando estão ausentes... Obrigada a todos vocês!!!

Ano que vem tem mais, em versão aprimorada!!! =D



Comentários

Postagens mais visitadas